Ecologia

Em 31 de dezembro de 1985, a Agropastoril Gaboardi Ltda. iniciava suas atividades com projetos para plantio de floresta de pinheiros, nas fazendas de sua propriedade, com objetivo de gerar desenvolvimento econômico e social na região.

Em 1993, ampliou as áreas de plantio efetivo com a compra de novas terras e com a intenção de investir na pesquisa de novas espécies, iniciando neste mesmo ano a importação de mudas de Álamo do Chile e da Argentina, com uma variedade resistente e adaptada ao clima da região.

A Agropastoril Gaboardi Ltda. vem implantando com sucesso novas florestas alcançando elevada produtividade, procurando manter um equilíbrio entre as florestas plantadas e as nativas como forma de conservação e preservação da fauna e flora locais. Ainda preocupada com a preservação da Araucária (pinheiro brasileiro), montou um viveiro de mudas e, atualmente, investe num plantio médio de 60 mil pés de pinheiro brasileiro por ano.

Hoje a empresa conta com um efetivo de mais de 10 milhões de árvores plantadas entre as espécies de Pinus taeda e elliotti, seguidos de Pinheiro Brasileiro (Araucária angustifólia) e de álamo, com implantação contínua de novos projetos.

Preocupada com a preservação dos recursos hídricos naturais da região, a Agropastoril Gaboardi Ltda. tem participação efetiva no Comitê de Micro Bacias Hidrográficas que formam a Bacia do Rio Canoas e mostra-se preocupada com o futuro das águas, por isso vem adotando uma série de medidas de forma a evitar incêndios das reservas e poluição dos mananciais e preservar as matas ciliares e diversas áreas de floresta nativa. Desta maneira a empresa possui mais de 37% de suas terras cobertas por vegetação natural nas formas de preservação permanente e reserva legal.

Para desenvolver suas atividades, a Agropastoril Gaboardi Ltda. conta hoje com um corpo de colaboradores diretos de 50 funcionários e mais de 200 empregos indiretos, dando prioridade ao emprego e mão-de-obra disponível na região. Da mesma forma vem estabelecendo programas para o desenvolvimento de pesquisas e monitoramento de seus fatores de produtividade e conservação.

Grupo Gaboardi